quinta-feira, 12 de março de 2009

EM FOCO: MEIO AMBIENTE

RIO - Em seu primeiro discurso no Brasil, o príncipe Charles defendeu que é preciso conciliar o crescimento econômico com a proteção da natureza. Ele também lembrou do ambientalista Chico Mendes e da passista carioca Pinah, que conheceu há mais de 30 anos, em sua primeira visita ao país. O discurso foi feito nesta quinta-feira no Palácio Itamaraty, no Centro do Rio, durante encontro com empresários e diplomatas. (Veja mais fotos da visita de Charles ao Rio)
Numa sala com cerca de 150 pessoas, ele alertou que a atual crise econômica mundial tem mostrado que o antigo modelo industrial de desenvolvimento falhou, e que o desenvolvimento sustentável talvez seja a única maneira de guiar a economia daqui pra frente.
- Devemos encontrar maneiras de, simultaneamente, impulsionar a economia e proteger a natureza. As melhores projeções dizem que nós temos 100 meses para mudar de comportamento antes que enfrentemos uma catastrófica mudança de clima e os horrores que isso possa trazer - ressaltou. Príncipe joga beijo para passista em favela
Charles e Camila visitaram nesta quinta a Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Na chegada do casal real à favela houve momentos de tensão: moradores e a imprensa conseguiram furar o cerco feito pelos seguranças. Houve tumulto, mas depois o esquema de segurança voltou ao normal.
Durante visita à comunidade, o príncipe Charles e a sua esposa, Camilla Parker, foram recepcionados por três passistas e alguns ritmistas da comundidade. Num momento de descontração, Charles chegou a jogar um beijo para uma das passistas em retibuição ao beijo jogado pela dançarina. Ele também tocou chocalho junto com os ritmistas.
- Ele pegou o chocalho meio sem jeito, de cabeça para baixo. Mas para quem não tem experiência, ele tocou direitinho - disse a dona do instrumento, Maria Luisa da Silva, que mora na favela há 35 anos.
Mais cedo, no Itamaraty, o príncipe Charles falou de samba e futebol.
- Me lembro de dançar samba com uma moça seminua no Rio - comentou, referindo-se à passista Pinah que conheceu durante sua primeira visita ao Brasil, em 1978.
E ressaltou afinidades entre Brasil e Inglaterra.
- Somos também unidos pelo esporte e pela grande paixão pelo futebol - disse ele, depois de exaltar as crescentes exportações entre os dois paises.
Já Camila, por sua vez, acenou várias vezes para os moradores da região que acompanhavam a visita do casal real, que circulou por ruas próximas à sede da Ong Luta pela Paz. Charles e Camila, que chegaram à Maré em comitivas separadas, assistiram a uma apresentação de capoeira feita pelos alunos da Ong.
O casal esteve também no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, para conhecer o museu de meio ambiente e se encontrar com empreendedores e alunos apoiados por um projeto do conselho britânico. No parque, Camila e Charles conheceram o cacique Raoni e plantaram um Ipê amarelo.

Nenhum comentário: